PIRAJU ESTÁ UM PASSO MAIS PRÓXIMA DE SE TORNAR OFICIALMENTE A “CAPITAL NACIONAL DA CANOAGEM”

O PL 8761/17, que concede o título ao município, foi relatado e aprovado pelo deputado Douglas Viegas na Comissão de Cultura da Câmara Federal.

O município de Piraju, no interior do Estado de São Paulo,  é próximo de vários rios – sendo o principal deles o Paranapanema -, um dos fatores que contribuiu para assegurar sua condição de protagonista na Canoagem brasileira. Desde crianças os pirajuenses vivem e respiram a canoagem. Além de se tratar de uma atividade de lazer que enriquece o turismo da região, a prática também se desenvolve profissionalmente por meio de jovens e adultos que se tornam atletas de alto rendimento.

Como Douglas Viegas destaca no voto pela aprovação do Projeto, o município já foi berço de muito atletas: 

  • James Marcelo de Oliveira Correa e Vinicius dos Santos Pinheiro (pirajuenses) como “sparring partner” da Seleção de Canoagem Velocidade desde 2017 até os dias atuais. 
  • Leonardo Rocha Ferreira Mattos, integrante da Seleção Brasileira de Caiaque Masculino Júnior; Dhonovan Gabriel Ribeiro França – destaque na Seletiva Nacional de Caiaque Masculino Júnior (Abril 2021);
  • Beatriz de Paula Simões da Motta, Charles Correa, Kauã Luiz Amaral da Silva e José Augusto Vieira, canoístas da nova geração com potencialidades olímpicas. 
  • Pedro Henrique Gonçalves, crescido em Piraju, representando o Brasil nas Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, 2021 em Tóquio e agora buscando a medalha de Ouro nas Olimpíadas de Paris 2024. 

Além do forte viés esportivo, o município é também integrante da região turística do Vale do Panema, instituída pela Lei nº 14.844 de 24 de abril de 2024. Trata-se, assim, de Área Especial de Interesse Turístico, o que evidencia o fortalecimento regional do turismo náutico, do turismo pesqueiro e do turismo desportivo, principais atividades econômicas da região. 

Agora o projeto segue sua tramitação na Câmara Federal.

Leia o Parecer completo do PL 8761/17 apresentado pelo Deputado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *